Como publicar seu livro?

Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje, vamos falar diretamente para os escritores de plantão. Não sei se vocês sabem, mas além de professora de línguas, eu também sou escritora e meu primeiro livro A filha do Norte sairá nas livrarias em dezembro desse ano. No próximo post, falei um pouco da história, então aguardem.
large (2)
Eu realizada :3
Bom, voltando ao assunto, vocês devem está se perguntando em como consegui publicar um livro com um mercado editorial tão fechado para escritores iniciantes brasileiros? De fato, essa jornada não foi fácil, mas o que mais me ajudou foi estar inserido de alguma forma no meio acadêmico da universidade e de sempre procurar sobre novas informações e editoras. Portanto, se é algo que vocês realmente querem, perguntem, procurem e corram atrás, porque as respostas, eu encontrei conversando com amigos, professores e até mesmo na própria internet.
Então se é realmente do seu interesse publicar aquele seu livro que está empoeirado na gaveta, aqui vão algumas dicas para você:
1. Tenha noção de qual gênero a sua história se encaixa melhor. Não vá atrás de uma editora que não tem nada a ver com o seu livro, pois se você for com uma prosa, para uma editora que só publica poesia, a sua resposta com certeza será NÃO e isso te deixará desanimado para continuar.
1g1
2. Participe de concursos de poesias ou literários. Gente, isso é muito bom para sua divulgação, além do que vários concursos publicam os vencedores e você não precisará pagar nada para ter seu livro. 
http://concursos-literarios.blogspot.com.br/
3. Tenha uma fan page nas redes sociais para publicar parte dos livros, poesias, contos, crônicas o que quer que seja, para as pessoas irem conhecendo seu trabalho literário. 
Social-Logos-e1387285372303
4. Tenha uma reserva financeira. Ter um dinheiro guardado para a publicação ou até mesmo para a divulgação do seu livro sempre é bom. 
5. Procure nos sites das editoras, quase todo ano tem seleção para novos livros e novos autores. A Rocco Editora estava com uma seleção aberta no início desse ano. Editoras menores também são boas para novos escritores e a Novo Século Editora tem um programa para novos talentos que pega os melhores livros e ajuda seus atores a publicá-los, saca só: 
http://www.novostalentosdaliteratura.com.br 
6. Se fosse achar caro ir por uma editora renomada não se preocupe, há muitos sites de publicação independente em que você faz todo o trabalho sozinho, desde a capa até o lançamento do livro e ainda ganha um percentual sobre o valor final dele. A saraiva tem um ótimo nesse estilo.
http://www.saraiva.com.br/publique-se
http://www.escrevaseulivro.com.br/escreva3/
http://www.clubedeautores.com.br/
Bom, é isso gente! Se tiverem alguma dúvida sobre isso podem entrar contato comigo e explicarei melhor sobre o assunto.
Luisa Soresini
large (3)
Vejam minha fan page: https://www.facebook.com/Luisa-Soresini-831044760345136/timeline/

Nenhum comentário:

Postar um comentário