30 anos do Studio Ghibli!

studioghiblimonthposter
Créditos a: japanlover.me
Uma das minhas paixões, com toda a certeza, é as animações produzidas por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma. Os filmes do Studio Ghibli (que tem como logomarca essa localizada aqui embaixo) modificaram minhas percepções sobre filmes, cinema e arte.

ghibli
Logomarca
A precisão nos detalhes, os traços precisos e a riqueza de cores são uma das coisas que mais me chamam atenção nos filmes do estúdio. Você fica maravilhado do inicio ao fim, com o capricho e o cuidado com as artes.
1301179672322_f
Castelo Animado
howls
Castelo Animado
coalgirls_laputa_castle_in_the_sky_1920x1038_blu-ray_flac_973de550-mkv_snapshot_01-26-58_125120
Laputa: Castelo no Céu
Chihiro-Misaki
A Viagem de Chihiro
Além disso, todos eles, mas especialmente Hayao Miyazaki, são reconhecidos por suas animações com enredos complexos e bem realizados. Contemporaneidade, guerra, natureza, gênero, meio ambiente são algumas das temáticas trabalhadas por eles, que quebram, de alguma forma, padrões sociais, como, por exemplo, as protagonistas femininas que rompem com a dependência do homem, do príncipe encantado. Elas são guerreiras e lutam pelo que querem, colocando os homens/heróis não como superiores a elas e sim como iguais.
tumblr_nmjlmkLzGd1twlqmmo2_500tumblr_nmjlmkLzGd1twlqmmo4_500
Nunca pensei que pudesse ser possível fazer animações que conseguissem unir temáticas incríveis com um traço tão delicado e singelo.
reino-dos-gatos1
O Retorno dos Gatos
Laputa-castle-in-the-sky-33441870-2801-1654
Laputa: Castelo no Céu
tumblr_noddt1si7H1te9bggo3_540
Vidas ao Vento
totoro
Meu Vizinho Totoro
O Studio Ghibli foi fundado em Tóquio em 1985 por Toshio Suzuki e pelos diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata, produzindo mais de vinte longa-metragens, um telefilme e inúmeros curtas. Um dos primeiros filmes se trata de Nausicaa do Vale do Vento (Kaze no Tani no Naushika), lançado antes da fundação, que deu um impulso no trabalho dos diretores para, logo depois, eles criarem o estúdio em si.
nausicaa-foto01
Nausicaa do Vale do Vento
Para os japoneses, o Studio Ghibli é considerado uma "Disney Japonesa" de tão representativo que ele é para o país. Outra coisa importante é que, atualmente, o estúdio teve uma parceria com a Disney (sim, a mesma Disney do Mickey, da Mulan, da Cinderela, entre outros...) devido ao tamanho da sua fama.
Para nós, infelizmente, poucos filmes do estúdio vêm para o Brasil. Mesmo assim, essa é uma situação que está mudando aos poucos, afinal um dos últimos filmes produzidos, Vidas ao Vento, foi lançado em alguns cinemas brasileiros e teve uma grande aceitação do nosso público. Contudo, outras produções ainda não vieram para cá, porém a internet está ai para nos auxiliar e podemos ver grande parte das produções pelo computador. Abaixo colocarei meus filmes preferidos e aonde vocês conseguem vê-los online.
Gente esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado. Publicarei mais coisas sobre o Studio Ghibli depois e se quiserem saber mais acessem http://site.studioghibli.com.br/, lá vocês encontrarão outras informações sobre os filmes, curiosidades, entre outros assuntos.
tumblr_npxz8uPSbL1rx0b5fo6_250
Até breve,
Luisa Soresini

Nenhum comentário:

Postar um comentário